23 maio 2006

PF prende assessor de senador em operação contra fraude em Itaipu

A Polícia Federal prendeu hoje (23) José Roberto Parquier, assessor do senador Waldir Raupp (PMDB-RO). Parquier é suspeito de integrar uma quadrilha acusada de fraudar licitações de contratos na Itaipu Binacional e outras estatais do setor elétrico.

A prisão de Parquier foi feita dentro do âmbito da "Operação Castores", deflagrada hoje pela Polícia Federal. A PF cumpre sete mandados de prisão e 22 de buscas e apreensão em Brasília, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, expedidos pela 1ª Vara Criminal Federal de Curitiba (PR).

A operação visa prender suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em crimes de tráfico de influência e de corrupção em procedimentos administrativos financeiros da Itaipu, Furnas, Eletrosul e Eletronorte.

A investigação começou em agosto de 2005, quando a diretoria jurídica da Itaipu Binacional apresentou uma representação criminal que apontava indícios de crimes de falsificação de documentos públicos e estelionato cometidos pelo ex-funcionário Laércio Pedroso. O ex-funcionário teria montado um esquema de caixa dois durante o governo Collor que perdurou nas administrações seguintes, informou a Polícia Federal.

O Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos da PF passou a investigar os crimes de falsificação de selos, carimbos cartorários e assinaturas de diretores da empresa Lorenzetti em procedimentos administrativos financeiros junto à Itaipu.

Segundo a PF, o esquema teria a participação de diretores da empresa francesa Alston no pagamento de "vantagem financeira" a funcionários públicos em troca de facilitação na liberação de pagamentos e reduçao de multas em contratos com a Eletronorte.

A Polícia Federal deve conceder hoje uma entrevista coletiva para divulgar o balanço da operação.

Leia na Folha Online

Nenhum comentário: