25 maio 2006

Deputado Emiliano encurrala ACM

Tribuna da Bahia vê chumbo grosso
A Coluna Raio Laser, assinada pelo jornalista Raul Monteiro, registrou (02/05/06), com o título CHUMBO GROSSO: “A guerra de faxes travada entre ACM e o deputado petista Emiliano José é a mais nova sensação do noticiário virtual, sobretudo daquele que é passado via e-mail através de redes de endereços eletrônicos”. É verdade. Só Deus sabe o alcance da repercussão das denúncias do deputado Emiliano José (PT-BA) sobre os portos marítimos privatizados por ACM e seu testa-de-ferro Fernando Barros, “dono” da agência de publicidade Propeg, controladora das contas governamentais de todos os governos carlistas da Bahia.

Repercussão foi além dos e-mails - I
Mas a repercussão foi muito além dos e-mails. A denúncia do deputado Emiliano José (PT-BA) partiu de um seu pronunciamento na Assembléia Legislativa e foi publicada, com detalhes, pela revista eletrônica Terra Magazine, do Portal Terra (3 milhões de leitores). Daí ter se transformado na grande sensação da Internet ao tempo que era solenemente ignorada pela chamada grande mídia. A Tarde On Line deu a matéria. A Tribuna da Bahia registrou o assunto em sua edição impressa (na versão on line não conseguimos checar). O Correio da Bahia, na linha de seu jornalismo-canalha, publicou apenas o fax sujo do senador ACM.

Repercussão foi além dos e-mails - II
Num primeiro momento, o assunto invadiu blogs e sites: Amigos do Presidente Lula, Portal Mídia Petista, Grupo Beatrice, Consciência Política, O Informante.net, Por um Novo Brasil e muitos outros. Também os sites partidários registraram a denúncia: PT nacional, PT Bahia, Liderança do PT na Assembléia Legislativa da Bahia. Por último, o clipping do Ministério do Planejamento (de 2/5/06), com notícia dos veículos de informação de todo o país, relacionou a matéria da Carta Capital.

“Imprensa livre” ficou caladinha
Foi a matéria da Carta Capital (3 de maio de 2006), entretanto, que rompeu o silêncio quase absoluto da mídia impressa. Três páginas sobre o escândalo da privatização de terras públicas e do porto de Cotegipe pela TPC, de Fernando Barros e ACM. A matéria trouxe o título: O VELHO ESTILO MALVADEZA. Emiliano José matou a charada. Com seus dois faxes grosseiros atacando o denunciante, mas não explicando a denúncia, ACM apenas reativou sua velha tática de xingar, desqualificar e nada dizer de mais responsável à nação.

A Tarde On Line publica denúncia de Emiliano
Com o título EMILIANO ACUSA PROPEG DE FAVORECER ACM, o jornal A Tarde On Line publicou (25/04/2006) matéria registrando que o deputado Emiliano José (PT-BA) acusou o publicitário Fernando Barros, da agência Propeg, de ser o testa-de-ferro do senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) em negociatas envolvendo exportações de veículos e soja em portos baianos. A matéria de A Tarde On Line cita a revista Terra Magazine como fonte da informação. A matéria – cuja íntegra está no site de Emiliano - cita ainda a reação destemperada do senador ACM, xingando o parlamentar petista.

Desembargadores acusam ACM
Não é só Emiliano José (PT-BA) que foi vítima da falta de compostura do senador ACM. Também os desembargadores da Bahia foram xingados. Está no Diário do Poder Judiciário do Estado da Bahia (18.04.2006), com o título “Falta de Decoro”: em sessão plenária, o TJ da Bahia aprovou, por unanimidade, encaminhar ao Conselho de Ética do Senado representação contra o senador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães (PFL) por falta de decoro e abuso de prerrogativas constitucionais. Destemperado, o senador agrediu todos os integrantes do Tribunal de Justiça, com palavras de baixo calão e graves acusações, quando seu candidato à presidência do Tribunal de Justiça não foi o eleito no início do ano. Essa reação desequilibrada do senador ACM (PFL) é muito conhecida. Ele já deu um ponta-pé na bunda do ex-governador Antônio Imbassahy, caneladas em repórter de TV e anos atrás escandalizou a Bahia ao chamar o ex-prefeito Mário Kertész de “judeu fedorento”. Aquela história de “esse raça” do Bornhausen, colega dele, não é original, tem precedente na Bahia.

Nenhum comentário: