08 maio 2006

OAB rejeita pedido de impeachment

Por 25 votos a 7, o Conselho da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) rejeitou o relatório do conselheiro Sérgio Ferraz, do Acre, que pedia o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os que pronunciaram contra o pedido de impeachment, a avaliação é que não há um clamor na sociedade pelo afastamento do presidente Lula, tampouco clima político.

"Não ouvimos a voz das ruas clamando pelo impeachment. Nenhuma das CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) atribuiu ao presidente Lula a responsabilidade pelo esquema ilegal. Um pedido de impeachment somente serviria para ridicularizar a nossa entidade, não encontrará apoio nem no Congresso Nacional", justificou o conselheiro do Rio Grande do Sul, César Bitencourt.

Votaram a favor as seccionais Acre, Alagoas, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Tocantins. A seccional do Rio de Janeiro da OAB anulou o voto e as demais votaram contra. Dos nove membros vitalícios da OAB, os seis presentes também rejeitaram o relatório de Ferraz.

Encaminhamento

A OAB resolveu, por 17 votos a 15, que vai encaminhar ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, todo o trabalho feito pelo relator do seu Conselho Federal, Sergio Ferraz, favorável ao impeachment de Lula, e pedir o aprofundamento das investigações sobre o envolvimento no presidente no esquema do valerioduto.

Com informações de agências.

Nenhum comentário: