02 março 2006

Ex-executivo da Toshiba pode confirmar caixa 2 em Furnas, diz site


Um ex-dirigente da Toshiba deverá confirmar, na próxima semana, a existência de caixa dois, compras viciadas e propinas para políticos e funcionários de Furnas, segundo informou nesta quinta-feira (2) o site Contas Abertas, hospedado no Uol.

Segundo o site, o ex-dirigente afirma que a multinacional combinava preços com um clube, formado "por grandes empresas que dominam as licitações e o fornecimento de bens e serviços para o setor elétrico brasileiro".

O acordo teria começado em 2000 (no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso) e era feito nas concorrências de obras para resolver o problema do apagão. Entre as concorrências viciadas, de acordo com o Contas Abertas, estavam as da instalação de usinas termelétricas, especialmente aquelas pagas por meio da reserva técnica, nas quais não havia licitação.

O ex-dirigente teria contado ainda que a diretoria da Toshiba sabia do pagamento de propinas e que um lobista chegou a cobrar R$ 5 milhões para a empresa vencer uma concorrência.

O depoimento do ex-dirigente da Toshiba deve trazer de volta à Brasília a discussão sobre a chamada "Lista de Furnas", a relação de 156 políticos da base de apoio do então presidente FHC, supostamente beneficiados pelo caixa dois de R$ 40 milhões da estatal. Entre os nomes, 82 são do PSDB e do PFL.

Segundo o site, o ex-executivo revelou que havia uma pessoa responsável por pagar as propinas da Toshiba aos servidores de Furnas, "mediante descontos de cheques na boca do caixa, amparados por notas fiscais frias".

Com informações do site Contas Abertas.

Nenhum comentário: