06 março 2006

A ameaça neoliberal


A possibilidade de retorno ao centro do Estado brasileiro de uma coalizão neoliberal, liderada pelo PSDB/PFL, organiza toda a conjuntura político-eleitoral de 2006. Sem um aprofundamento das dimensões transformadoras do governo Lula, não será possível vencê-la.

O sonhador diurno que mira a possibilidade da reeleição do presidente Lula a partir de um novo ímpeto histórico transformador tem o dever de analisar rigorosamente o áspero caminho que tem pela frente. Não tem o direito de subestimar as dificuldades em nome da generosidade de seu sonho.

Se a conjuntura de 2005 foi marcada por uma violenta campanha de desestabilização do governo Lula, a dinâmica política de 2006 parece se organizar em torno à possibilidade de retorno ao centro do Estado brasileiro de uma coalizão neoliberal.

Ao contrário das eleições presidenciais de 1994 e 1998, vencidas pela coalizão neoliberal no primeiro turno, e das eleições de 2002 que foram decantando ao longo do ano o favoritismo da candidatura Lula, em 2006 não há ainda uma clara tendência em definição. O cenário em disputa que será formado até final de abril comporta ainda instabilidade, irresolução e dinamismo ...
leia mais

Leia aqui o texto completo

Nenhum comentário: