30 dezembro 2006

Americanos mandam Saddam para a forca

A TV estatal Al-Iraquiya, do Iraque, confirmou a execução do ex-ditador Saddam Hussein por enforcamento às de 1h30 de hoje. A morte, que já tinha sido antecipada pela emissora local Al Hurra e a TV árabe Al-Arabiya, ocorreu por volta das 6h30 locais (1h30 de Brasília) e foi registrada em fotos e vídeo.

As imagens deverão ser divulgadas em breve. Um dos advogados de Saddam também já tinha confirmado a execução.

A execução do iraquiano ocorreu após muitas especulações, que começaram na terça-feira quando foi confirmada sua sentença pela Corte de Apelações.

Saddam foi condenado à morte em 5 de novembro deste ano por um tribunal iraquiano pelo massacre de 148 xiitas na aldeia de Dujail, em 1982. O caso foi considerado crime contra a humanidade. Entretanto, o maior motivo é a perseguição norte-americana na caça às bruxas após o atentado de 11 de Setembro de 2001.

O presidente George W. Bush decidiu invadir o Iraque com o pretexto de desarmar o que seria um perigo terrorista. Disse que Saddam tinha armas químicas, o que acabou sendo desmentido, já que tais armas nunca apareceram. Entretanto, Bush seguiu com sua missão de apossar daquele país, grande produtor de petróleo em escala mundial.

O ex-ditador foi morto no sábado, antes do amanhecer, para não haver choque com tradições religiosas da "Al-Adha", quando não se podem praticar execuções. As celebrações só terminam na próxima quinta-feira.

Poucas horas antes da execução, as filhas do ex-líder iraquiano, exiladas na Jordânia, pediram que o corpo do pai fosse temporariamente sepultado no Iémen, pelo menos até o Iraque ser um país livre.

Nenhum comentário: